top of page

Iemanjá e Oxum




IEMANJÁ



Considerada a Mãe de todos os Orixás, Iemanjá é o Orixá que ampara o bebê ao nascer. Iemanjá é o orixá que proporciona harmonia em nossos lares e nos auxilia nas lições cármicas, principalmente com nossos familiares.


Sua energia está representada pelos mares, as águas salgadas, e Iemanjá proporciona limpeza emocional e espiritual, afastando de nossos corações tristezas e mágoas, assim como nos livrando de energias negativas e miasmas.


Há várias entidades que atuam sob o seu campo de energização, como caboclos e caboclas da praia, ciganos e ciganas, exus e pomba giras.


Padroeira dos pescadores e navegantes, tem como cores o azul claro e o branco cristalino. Comemora-se nos dias 02 de fevereiro e 08 de dezembro, dependendo da região do país.


Sincretismo: Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição


Saudação: Odoya! (Salve a Rainha das águas salgadas!)



OXUM



Oxum é o orixá do amor, do equilíbrio emocional. Orixá da fertilidade, da concepção, que protege o bebê até o nascimento, quando após o nascimento, é protegido por Iemanjá.


A energia de Oxum está representada pelas águas doces, rios e cachoeiras. Oxus nos livra das perturbações emocionais, amparando não só as uniões amorosas, mas todo o amor e afeto existente em nossas vidas.


Em alguns cultos, Oxum também é o orixá do ouro e da prosperidade. E também há várias entidades que atuam sob seu campo de energização, como caboclos, caboclas, ciganos, exus e pomba giras.


Cores: azul escuro ou amarelo. Há casas que usam a cor rosa.


Sincretismo: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Conceição.


Comemora-se o dia de Oxum conforme a região do país, 15 de agosto, 12 de outubro ou 08 de dezembro.


Saudação Aieieô! (Salve a Senhora das águas doces!)



* Todas as diferenças nos cultos devem ser respeitadas.




Taróloga Carol


116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page